IV Seminário
Internacional
Recuperação de Áreas
Degradadas no Pampa
e Campos Naturais
16-18
Abril de 2024
Salão de atos da Faculdade de Agronomia da UFRGS
Av. Bento Gonçalves, nº 7712.
Bairro Agronomia, Porto Alegre - RS.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
16 de Abril
Terça - Feira
8h00
Credenciamento (entrega de identificações/crachás) e inscrições no local
8h30
Sessão de abertura
9h00
Fisionomias Florestais e Campestres do Bioma PAMPA e Regiões Campestres
Dr. Heinrich Hasenack - UFRGS
10h00
Uso da Terra Atual, Cenários de Conversão e a Real Vocação do PAMPA
- Moderador – Dr. Miguel Dall’Agnol – UFRGS
- Dr. Federico Gallego - Facultad de Ciencias, Univ.de la República -Uruguay.
- Dra. Sandra Torrusio - Facultad de Ciencias Naturales y Museo - Universidad Nacional de La Plata - Argentina
- Dr. Javier Beltrán - The Nature Conservancy - Argentina
11h45
Minas de Carvão Mineral: Da Recuperação de Áreas Degradadas à Transição Energética
M.Sc. Cristiano Weber - COPELMI Mineração
12h30
Intervalo para almoço
14h00
Espécies Nativas de Importância Socioeconômica e Ambiental do Pampa
Moderador: Dr. Claudimar Fior - UFRGS
Espécies do Pampa e o Paisagismo
Eng. Agr. Frederico Karam – SummoSolo - Plantas Ornamentais
Espécies Alimenticias Medicinais e Condimentares
Dra. Magnolia Silva - UFRGS
Espécies de butiazeiros nos Campos Sulinos e a Rota dos Butiazais
Dra. Rosa Lia Barbieri - EMBRAPA
15h30
Intervalo
16h00
Processo de Construção de Fertilidade Visando Conservação de Solo e Água
Dr. Gleidson Gimenes Rieff e Eng.Agr.Matheus Leite Vasconcelos - DAGRAMAS
16h20
Novas soluções em Hidrossemeadura para o Mercado de RAD
M.Sc. Rodrigo Zaleski-VERDETEC
16h40
Práticas de Agricultura Conservacionista na Gestão Ambiental do Agronegócio na Prevenção da Degradação
- Moderador – Eng. Agr. Humberto Dauber - AEAPA.
- Dr. Luís Humberto M. Villwock-Tecnopuc-Porto Alegre
- Dr. Jamir Luís Silva da Silva – Dagramas – Camaquã, RS
17 de Abril
Quarta - Feira
8h30
A Silvicultura no Pampa e os Desafios Socioambientais
- Moderadora – Dra. Marília Lazarotto - UFPEL
- Dr. Alejandro Brazeiro - Facultad de Ciencias - Universidad de la República
- Eng. Fernando Dalla Tea - Forestal Argentina
- Eng. Beatriz Reitano - Forestal Argentina
- AGEFLOR- Associação Gaúcha de Empresas Florestais.
- Adriana Rosa Campagna- FEPAM- RS
10h30
Estratégia 2030: um case de atuação em Natureza, Conservação e Biodiversidade
Leonardo Henrique da Silva - CMPC
11h00
Espécies Invasoras de Alto Impacto Socioeconômico e Ambiental
Moderadora - Dra. Fabiane Vezzani - UFRGS
O capim-annoni e seus Impactos na Recuperação de Áreas Degradadas
Dra. Fabiane Pinto Lamego - EMBRAPA
O Manejo do Javali em Hortos Florestais do Rio Grande do Sul
Biólogo Francisco Caporal - CMPC
12h30
Intervalo para Almoço
14h00
Governança e Ordenamento Territorial
- Moderador: Dr. Gustavo Zuleta-Univ. Maimónides-Argentina
- Dra. Marjorie Kauffmann - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura-SEMA-RS
- Dr. Marcel Achkar - Facultad de Ciencias-Univ. de La Republica-Uruguay
- Dr. Diego Moreno – CICLA Desarrollo Sustentable S.R.L.- Argentina.
15h30
Programa REVERTE – Recuperação de Pastagem Degradada
Dr. Bruno Cesar Ananias - Gerente de Sustentabilidade Brasil - Syngenta
16h00
Intervalo
16h30
Desafios e Perspectivas na Restauração de Áreas Degradadas: Estudos de Casos no Pampa
Dr. Sebastião Venâncio Martins- UFV, Viçosa, MG
17h15
Restauração de Áreas Degradadas e APP em Hortos Florestais na Depressão Central do RS
Engenheira Florestal Luciana Esber- CMPC
18 de Abril
Quinta - Feira
8h30
Regras e Potenciais para o Mercado de Carbono
Dr. Carlos Sanqueta – UFPR
Potencial de Sequestro de Carbono e de Mitigação da Emissão de Gases de Efeito Estufa em Sistemas Agropecuários
Dr. Cimélio Bayer-UFRGS
A Ilusão do Conhecimento sobre a mudança do clima da Idade Contemporânea
Dr. Niro Higuchi - INPA
11h00
Sessão de Encerramento
12h30
Excursões Técnicas
1 - COPELMI Mineração - 18 NOVAS VAGAS
A. Área de mineração e os processos de recuperação ambiental em andamento. (Mina Arroio dois Ratos)
B. Áreas com recuperação concluída e consolidada (Mina Butiá Leste).
C. Áreas de beneficiamento de carvão, área do aterro e futuras instalações da planta de Biometano. (Mina do Recreio e CRVR)
2 - CMPC - ESGOTADO
A. Processos de cobertura para estabilização de solos com uso de mix de forrageiras e plantio de espécies nativas e exóticas;
B. Recuperação de APPs através da nucleação e cercamento de núcleos.
INGRESSOS DISPONÍVEIS!
GARANTA SUA PARTICIPAÇÃO NO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO PAMPA E CAMPOS NATURAIS
PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL
RESTAM APENAS 6 VAGAS
Até 22.03.24
Profissional
R$ 250,00
USD 50,00
Estudante
R$ 125,00
USD 25,00
DE 23.03.24
Até 12.04.24
Profissional
R$ 300,00
USD 60,00
Estudante
R$ 150,00
USD 30,00
PARTICIPAÇÃO ONLINE
Até 22.03.24
Profissional
R$ 350,00
USD 70,00
Estudante
R$ 175,00
USD 35,00
DE 23.03.24
Até 12.04.24
Profissional
R$ 400,00
USD 80,00
Estudante
R$ 200,00
USD 40,00
INSCRIÇÕES NO LOCAL
16.04.24
Profissional
R$ 350,00
USD 70,00
Estudante
R$ 175,00
USD 35,00
ATENÇÃO: OS VALORES ACIMA INDICADOS SÃO REFERENTES
EXCLUSIVAMENTE ÀS INSCRIÇÕES NO EVENTO.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES ATRAVÉS
DO E-MAIL CURSOS@SOBRADE.COM.BR
COMO PAGAR E COMPROVAR INSCRIÇÕES
RESIDENTES DO BRASIL
PIX a favor da SOBRADE
Chave CNPJ: 01 580 882 0001 74
ou
Depósito Bancário
Banco do Brasil (banco 001)
Agência 3510-6
Conta Corrente 12.895-3.
Após efetivar o pagamento, enviar o comprovante de depósito para o e-mail cursos@sobrade.com.br e aguardar a confirmação da inscrição, que deverá ocorrer em até 24 horas. Caso não receba a confirmação, ligue para (41) 996715575.
RESIDENTES NA ARGENTINA, URUGUAI E OUTROS PAÍSES
Depósito Bancário
Banco do Brasil (banco 001)
Agência 3510-6
Conta Corrente 12.895-3.
Código SWIFT BRASBRRJXXX
ou
através do aplicativo WISE.
Após efetivar o pagamento, enviar o comprovante de depósito para o e-mail cursos@sobrade.com.br e aguardar a confirmação da inscrição, que deverá ocorrer em até 24 horas. Caso não receba a confirmação, ligue para +55 (41) 996715575.
ENVIE SEU TRABALHO PARA APRESENTAÇÃO
DURANTE O SEMINÁRIO | PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA
TEMAS PROPOSTOS
- Fisionomias Florestais e Campestres do Bioma PAMPA e Regiões Campestres no Brasil, Argentina e Uruguai; - Uso da Terra Atual, Cenários de Conversão e a Vocação do Bioma Pampa; - Restauração de Florestas e Campos Sulinos: Técnicas e Espécies Prioritárias; - Produção de Sementes, Mudas Nativas e Gramíneas; - Ecologia de Spp Invasoras; - Programas contínuos de Recuperação e Monitoramento em RAD; - O PAMPA e as Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs; - A Pesquisa e a Transferência Tecnológica; - RAD no Pampa: Legislação e Normas Aplicadas; - Potencialidades da Engenharia Natural na RAD; - A RAD na Mineração, em Processos Erosivos, Ambientes Contaminados e de Arenização; - Políticas Públicas para a Qualidade Ambiental das Áreas de Abrangência do Pampa e Campos; - Zoneamento Econômico e Ecológico: Validade e Eficácia; - Fiscalização e Eficácia nas Sanções aos Infratores e Tecnologia de Combate a Crimes Ambientais; - Programação de Treinamento para Fiscais e Técnicos; - Conservação e Gestão da Biodiversidade no Pampa: Prioridades e Metas - A Gestão Ambiental do Agronegócio; - Emergências Climáticas e Impactos no Pampa; - Desafios e Perspectivas para a RAD no PAMPA; - Licenciamento Ambiental: Uso da Inteligência ArVficial, Inovações e Condicionantes; - Sustentabilidade no Campo e nas Cidades; - Estratégias de Monitoramento na Conservação do Solo e Recursos Hídricos; - Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais; - Regras e Potenciais para o Mercado de Carbono; - Regulação de Práticas e Padronização dos Indicadores ESG e Cumprimento das ODS E, - Práticas Empresariais, Estratégias de Marketing e Compliance Ambiental.
INFORMAÇÕES GERAIS E NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS VOLUNTÁRIOS
- Os trabalhos, enquadrados nos temas acima, terão seus resumos avaliados pelo comitê científico e, sendo aprovados, deverão ser apresentados nos dias do Evento (a ser definida a forma de apresentação). - O autor que realizar a submissão do trabalho será considerado como Autor Responsável, devendo se responsabilizar pelas incorreções quanto à grafia dos nomes de coautores e autorização de coautorias; - O Autor Responsável pelo trabalho (o qual encaminhou o mesmo) deverá obrigatoriamente estar com a inscrição efetivada e quitada; -Resumos que não atenderem às normas estabelecidas não serão aceitos; Elaboração dos Resumos - O resumo deverá relatar um trabalho técnico ou científico original e incluir, de forma clara e objetiva, a importância do trabalho, material e métodos resumidos, resultados e conclusão. - Fonte: Times New Roman 12, espaçamento simples. Título em negrito; - Margens: todas 2,5 cm; configurado em página A4 (21 x 29,7 cm), Dimensões: 800 palavras, incluindo título, nome dos autores e instituições e palavras-chave. Recomenda-se que o resumo tenha a seguinte estrutura: objetivo, métodos e técnicas utilizadas, resultados e discussão. - Palavras-chave: mínimo 2, máximo 4, separadas entre si por ponto e vírgula. Não repita palavras do título, utilize apenas letras minúsculas, exceto para nomes próprios, siglas e nomes científicos (em itálico). - Título: em caixa alta, centralizado e em negrito. - Autores: Inicie os nomes dos autores pelo sobrenome e, após, complete as iniciais seguidas de ponto. Os nomes dos autores devem ser separados por ponto e vírgula. Exemplo: Fior, C. S.; Lazarotto, M.; Avrella, E, D. O nome do apresentador seve estar sublinhado; - Instituição: deverá conter as seguintes informações para cada autor dos trabalhos: Instituição, cidade, estado, país. Informe apenas o e-mail do autor responsável. - O resumo será em parágrafo único com um espaço simples entre as informações do cabeçalho e um espaço simples entre o corpo do resumo e as palavras-chave. - Resumos não poderão conter gráficos, tabelas e fotografias. - Todo o Resumo deve ter até 800 palavras, sem gráficos tabelas. - Os Resumos serão analisados pelo Comitê Científico do Evento, e a sua aprovação para a apresentação no evento será comunicada ao Autor Responsável, em data definida no cronograma do Evento. - Recomenda-se rigor na produção dos resumos, pois os mesmos serão reproduzidos nos Anais na forma em que forem recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo, portanto, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores.
Adequados às normas citadas acima, os trabalhos serão recebidos para avaliação da Comissão Técnica até as 18:00 horas do dia 28 de março de 2024, devendo ser enviados para o e-mail csfior@ufrgs.br.
Conheça as empresas e as instituições que apoiam e patrocinam o nosso evento
Entre em contato para apoiar ou patrocinar: cursos@sobrade.com.br
ORGANIZAÇÃO/REALIZAÇÃO
PATROCÍNIO
APOIO