Cursos de Capacitação

Os Cursos de Capacitação em Recuperação de Áreas Degradadas promovidos pela SOBRADE têm por objetivos repassar aos participantes conceitos e práticas, como base para elaborar, executar e monitorar Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas - PRADs, bem como discutir práticas e procedimentos usuais e bases legais em programas de RAD no Brasil.

Além destas edições de curta duração (carga horária média de 08 a 16h), a SOBRADE promove também uma programação mais extensa como a Semana de Capacitação e Atualização Ambiental, que envolve diversos temas relacionados ao meio ambiente.

 

Importância dos Cursos de Capacitação em RAD:

As áreas degradadas decorrentes dos variados processos e vetores da degradação continuam crescendo 16 vezes mais em relação a programas de recuperação, embora a legislação imprima a quem degrada a obrigatoriedade de recuperar. Além disso, prefeituras deverão assumir em breve a tarefa de licenciar empreendimentos que, em não raros casos, exigem a elaboração de PRADs. Estes são os motivos que estimularam a SOBRADE, através destes cursos, a levar ao seu público, os conhecimentos reunidos ao longo de 20 anos em seus eventos realizados no Brasil, após constatar a deficiência técnica e legal na elaboração, execução e monitoramento da maioria dos PRADs, tanto de parte de quem executa, como de quem fiscaliza.

Público-alvo:

Profissionais e estudantes de diversas áreas como ciências biológicas, geologia, geografia, engenharias florestal, agronômica, ambiental, agrícola, agrimensura, civil, minas e demais áreas afins ao tema.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

PROGRAMA 

NOVO CURSO NA ÁREA AMBIENTAL: PRAD E PRA

"Bases e Subsídios para Recuperação de Áreas Degradadas e Regularização Ambiental de Imóveis Rurais"

TERMINOLOGIA APLICADA;

ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS;

A LEGISLAÇÃO QUE REGULAMENTA O TEMA:

a - Código Florestal,

b - Dispositivos referentes à APP, R.L e A.U.R.

PRINCÍPIOS E PARADIGMAS DA RAD;

TÉCNICAS USUAIS E ALTERNATIVAS APLICADAS:

a - Silviculturais,

b - Agroflorestais,

c - Nucleação

d - Técnicas de Bioengenharia,

e - Abandono.

RAD EM ÁREAS DE MINERAÇÃO;

PROJETOS DE RAD:

a - Elaboração (Instrução Normativa 04 do IBAMA),

b - Critérios de Monitoramento.

 

Deseja que a SOBRADE realize o curso na sua cidade ou região? Fale conosco.